Como organizar e consolidar a Cultura da sua Empresa – Case OBA

É comum encontrar pessoas em seu círculo de amigos que compartilham valores e visões semelhantes a você. Esse hábito é comum desde o início e é uma forma de capacitar indivíduos e equipes. No entanto, isso não se limita ao âmbito pessoal – em uma empresa, por exemplo, também é importante ter pessoas que queiram ir à mesma direção e perseguir os mesmos objetivos que você. Isso é o que chamamos de cultura corporativa.

Uma organização deve fortalecer sua cultura entre seus colaboradores, pois ela pode ser a base para atrair ou reter talentos em seu negócio. Neste artigo, você aprenderá o que é uma cultura de empresa e como fortalecê-la.

Como fortalecer a cultura corporativa?

A cultura organizacional pode ser um fator chave na retenção de talentos em uma empresa. Primeiro, porque é muito mais fácil trabalhar em um local que se encaixa nas suas ideias, e segundo, justamente pelo alinhamento de valores, o ambiente geralmente é menos tóxico para os colaboradores.

A implementação de uma filosofia positiva que valorize o bem-estar dos funcionários em uma cultura da empresa também pode proteger os funcionários do assédio moral e de patologias relacionadas ao estresse.

Histórias de profissionais que abandonam carreiras de sucesso porque o ambiente de trabalho os adoece são comuns, e dados mostram que nove em cada 10 brasileiros sofrem de sintomas de ansiedade. Por exemplo, os dados podem combater uma cultura que valoriza a saúde do trabalhador.

Exalte o que você já tem na empresa

Muitas empresas buscam uma cultura organizacional olhando para fora. Porém, muitas vezes elas já possuem uma cultura interna. O que precisamos fazer nesse caso é olhar “para dentro de casa” e conversar com as pessoas para entender seus anseios, desejos e sentimentos em pertencer à um grupo de trabalho.

Organizando e perpetuando uma Cultura – Case OBA

Um dos mais recentes projetos da WIDE Educação envolveu a organização e perpetuação da cultura do OBA Horti Fruti.

A rede de hortifruti que possui mais de 40 anos de história já possuía o Jeito Oba de Ser, porém, precisava consolidar e institucionalizar todos seus pontos fortes.

Pesquisa, Estudo e Pilares

Após uma pesquisa intensa conversando com os colaboradores e diretoria, identificamos que a empresa possuía 5 pilares que tornava a empresa única em seu segmento.

Com base nisso, em alinhamento com a empresa, identificamos 5 colaboradores principais que pudessem representar cada um desses pilares.

Disseminando a Cultura

Assim, o Jeito Oba de Ser foi consolidado e o resultado desse trabalho foi uma minissérie, que conta em cada um de seus episódios, a história, trajetória, anseios e objetivos desses 5 colaboradores.

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A WIDE faz diferente

Se você quer descobrir o que tem de melhor na sua empresa na construção de uma cultura organizacional verdadeira?
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