Onboarding de colaboradores: As vantagens de fazer integrações

A transformação digital revolucionou a forma como as empresas se comportam, afinal, a concorrência é cada vez maior, os consumidores estão empoderados e, hoje, estão mais exigentes. Dessa forma, quando falamos em integração de funcionários dentro de uma organização, ela tem que se adaptar o mais rápido possível.

Portanto, a integração de funcionários tornou-se uma medida importante para que os talentos recém-contratados da empresa se adaptem efetivamente ao novo ambiente de trabalho. Afinal, só o talento não basta, é preciso também se adequar aos valores e à cultura para melhorar o desempenho de toda a organização.

 

Mas você sabe exatamente o que é e como funciona o processo de onboarding de funcionários?

Neste artigo, vamos descobrir a importância desse conceito em uma empresa, os benefícios dessa prática e, claro, quais ações precisam ser tomadas em sua organização. Então continue lendo!

 

Quais são os desafios ao recrutar novos talentos?

Contratar não é mais simples, afinal você precisa encontrar entre vários candidatos a pessoa que melhor pode desenvolver e desempenhar uma função dentro da sua empresa. Outro fator dificulta a tarefa: os profissionais têm dificuldade de se adaptar às novas organizações.

De acordo com um estudo da PwC, o Brasil ocupa o 9º lugar (entre 11 países) em aptidão para o trabalho. Pesquisas mostram que os brasileiros não se adaptam facilmente às mudanças e acabam não cumprindo o papel por até um ano. Os gestores têm a responsabilidade de facilitar esse processo e otimizar o desempenho da organização.

Afinal, para gerenciar adequadamente sua equipe e entregar os resultados desejados, não basta contar com profissionais qualificados e talentosos, é preciso se adequar ao modelo e à cultura da empresa.

 

O que é integração de funcionários?

Na prática, é uma série de ações e práticas destinadas a simplificar a adaptação de novos funcionários dentro de uma empresa. O objetivo é integrar mais facilmente os profissionais recém-contratados aos valores, abordagem e cultura da organização, evitando qualquer desconforto que possa surgir ao longo do caminho.

A integração não é fazer com que os funcionários aprendam – e da maneira mais difícil – o funcionamento interno por conta própria, é apresentar a empresa e informar como ela funciona. Dessa forma, a tendência é que os profissionais possam focar apenas na execução de suas tarefas sem se preocupar com outros fatores.

As equipes de recursos humanos estão usando cada vez mais esse processo, em vez de simplesmente descrever como uma empresa funciona. O onboarding é mais completo, apostando na imersão total para as novas contratações. Para tal, a estratégia assenta em quatro pilares: mentoring, monitoria, supervisão e formação.

Com essas atividades devidamente realizadas, os profissionais começam a se sentir mais confortáveis ​​em seu novo ambiente de trabalho. Com isso, seu tempo de adaptação se torna menor, permitindo maior produtividade e resultados mais rápidos e eficazes.

Por isso, o onboarding de colaboradores valoriza a satisfação de ambas as partes no processo: a empresa e o colaborador. Benefícios e pontos fortes afetam as partes interessadas e, em última análise, ajudam a melhorar o desempenho e, em geral, garantem que a equipe esteja desempenhando satisfatoriamente.

 

Quais são os benefícios dessa abordagem?

Então, como você pode aprender mais sobre os benefícios da integração de funcionários em sua organização? Separamos as quatro principais vantagens dessa prática, e dê uma olhada!

 

Alinhe os funcionários com a cultura da empresa

Cada empresa tem sua própria visão, valores e cultura, certo? Mas isso não significa que todos os funcionários entendam esses conceitos, por isso é fundamental apresentar a organização aos novos funcionários. Dessa forma, todos estão alinhados com metas e objetivos, e a tendência é de crescimento dos dois lados.

 

Reter Talentos

Não basta contratar funcionários bem treinados, é preciso garantir que eles sejam adequados para o dia a dia da sua empresa. Afinal, quanto mais colaboradores se alinharem ao perfil da organização, será mais fácil reter esses talentos. Os profissionais estão começando a se sentir mais confortáveis ​​e à vontade em seu ambiente de trabalho.

Veja aqui como diminuir o Turn Over se sua empresa.

 

Diminua a Rotatividade de colaboradores

Além de não perder seus profissionais para a concorrência, você pode evitar outro problema que pode ser uma verdadeira dor de cabeça para o pessoal de RH: a rotatividade. Historicamente, as empresas no Brasil sofreram com esse problema, chegando a 38,5% em 2016. A integração de funcionários pode ser uma ótima solução.

 

Atrair e motivar os funcionários

Atualmente, não basta oferecer remuneração competitiva, benefícios e estrutura adequada no mercado para tirar o máximo proveito de cada colaborador e, consequentemente, melhorar o desempenho da empresa. É preciso engajar e motivar o maior número de pessoas para o trabalho, e a adaptação faz parte do processo.

 

Integração e Produtividade

Quanto mais cedo um funcionário se sentir confortável, mais cedo os resultados de seu trabalho aparecerão. Assim, a integração impulsiona a adaptação, novas ideias, trabalho em equipe e, em suma, tirar o máximo proveito de cada profissional para encontrar os melhores resultados para sua empresa.

 

Treinamentos e Consultoria – WIDE EDUCAÇÃO

Está com problemas quanto a rotatividade de sua empresa, a WIDE EDUCAÇÃO é especializada em criar soluções personalizadas para a sua empresa.

O trabalho é imersivo, onde identificamos os principais pontos de atenção e propomos soluções personalizadas para você e seus colaboradores.