edutainment na educação corporativa

COMPARTILHE

Edutainment na Educação Corporativa: Unindo Diversão e Formação

É possível juntar entretenimento e matéria educativa em uma só linguagem, em um só conteúdo? Claro que sim e o nome desse modelo que pode ser aplicado à Educação Corporativa é, precisamente, Edutainment.

A expressão tem origem na junção dos termos em inglês educational (educação) e entertainment (entretenimento). Conceitualmente, o Edutainment tem a ver com conteúdos educacionais, soluções tecnológicas e/ou métodos de ensino-aprendizagem na Educação Corporativa que tenham como paradigma os valores do entretenimento.

O foco, porém, continua sendo a educação, a formação técnica e intelectual de pessoas. Por meio de diferentes mídias – músicas, filmes, séries audiovisuais, aplicativos ou dispositivos eletrônicos –, busca-se desenvolver soluções educativas que sejam, também, divertidas.

Há quatro eixos que organizam o funcionamento do Edutainment: envolvimento, imersão, interação e diversão. Portanto, construir métodos de educação focados nesta perspectiva requer que se articule esses quatro eixos desde a concepção das aulas até o os materiais educativos.

Acompanhe esse artigo até o final e conheça as vantagens do Edutainment que a Wide Educação oferece à sua empresa e seus colaboradores. Vem com a gente!

Relevância do Edutainment

A origem da produção de conteúdos que são, ao mesmo tempo, divertidos e informativos, remonta a meados do século XV na Europa, como aponta o importante historiador francês Jacques Le Goff. Data desta época o surgimento dos almanaques, que são versões embrionárias de um tipo de informativo que une educação e entretenimento. 

Em um período muito mais recente, entre as décadas de 1980 e 1990, o termo Edutainment, serviu para descrever um movimento que ganhou força nos Estados Unidos. Esta corrente consistia na criação de programas de rádio e TV com focos educativos, especialmente para as crianças.

Toda essa trajetória levou ao contexto atual do Edutainment na Educação Corporativa, que abre a possibilidade de construir soluções educativas e criativas ao mesmo tempo.

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, da inteligência artificial e das possibilidades abertas pelo metaverso, esse tipo de conteúdo educacional é capaz de atingir diferentes públicos, com idades e perfis distintos, mas mantendo o entretenimento como eixo central.

edutainment na educação corporativa
Esse tipo de tecnologia permite experiências educacionais muito mais disruptivas do ponto de vista da experiência imersiva.

Tecnologias de aprendizado

Em geral, conteúdos digitais podem ser usados com a finalidade de Edutainment, mas há três tecnologias mais específicas para este objetivo:

  • Aprendizagem baseada em jogos (Game Based Learning): esse tipo de aprendizado utiliza, diferente da gamificação, os próprios jogos para transmitir conhecimento. Um Quiz, por exemplo, pode ser uma estratégia para revisão de uma matéria.
  • Jogos sérios (Serious Games): esse tipo de jogo é desenvolvido especificamente para um propósito educacional formativo ou de conscientização. Eles não servem para um entretenimento desinteressado, mas sim para oferecer um conteúdo formativo.
  • Realidade virtual ou imersiva para fins educacionais: com o avanço das tecnologias digitais voltadas à realidade virtual imersiva, cujo metaverso é a grande promessa contemporânea, esse tipo de tecnologia poderá permitir experiências educacionais muito mais disruptivas do ponto de vista da experiência imersiva. Imagine o universo de coisas que podem ser ensinadas e praticadas virtualmente antes de ir para o mundo concreto.

Desenvolvimento de competências

Um dos principais benefícios do Edutainment na educação corporativa é o desenvolvimento de competências específicas para cada segmento. Isso se dá por meio de um programa de treinamento que busca engajar e entreter os colaboradores.

Além disso, esse modelo aumenta a retenção do conhecimento e da atenção das pessoas, que passam a aprender de maneira mais didática e dinâmica. Os recursos digitais e audiovisuais tendem a aumentar o interesse dos colaboradores, engajando-os de maneira mais profunda aos conteúdos.

Técnicas como o storytelling e a construção de conteúdos lúdicos favorecem a absorção de informações de maneira mais leve e clara. Isso porque estamos acostumados a este tipo de linguagem, pelo hábito de ver filmes, séries ou novelas.

Avaliação e medição de resultados

Não há somente um único modelo de avaliação e medição do aprendizado via Edutainment. Porém, a regra que vale para este modelo de ensino na Educação Corporativa, vale também para a verificação da aprendizagem: plataformas interativas e imersivas de avaliação da aprendizagem são sempre boas estratégias de avaliação e medição dos resultados. 

Como dissemos antes, quizzes costumam funcionar bem para esta finalidade. Mas um jogo de desafios, como um RPG (Role Playing Game, ou Jogo de Interpretação de Papéis), também pode trazer ótimos retornos.

O importante quando se trata de avaliação e medição é manter a coerência pedagógica, mas também estar atento aos feedbacks dos estudantes para ajustar e aprimorar os processos.

Benefícios do Edutainment

Conheça os principais benefícios do Edutainment.

  • Engajamento: por se tratar de um aprendizado mais lúdico e com viés de entretenimento informativo, esse tipo de estratégia costuma ampliar o engajamento do público com o conteúdo.
  • Foco na aprendizagem ativa: por se tratar de temas que oportunizam imersão e interação, as práticas de Edutainment tendem à aprendizagem ativa, mobilizando os alunos não somente a acompanharem as aulas, mas também interagirem com elas.
  • Edutainment na Educação corporativa: especialmente na Educação Corporativa, esse tipo de método estimula a criatividade, o pensamento e a imaginação para que os colaboradores sejam capazes de resolver problemas concretos de seu segmento de trabalho.
  • Otimiza os estudos: a construção de materiais didáticos por meio de vídeos e storytelling criativos permite que as formações oportunizem maior liberdade de tempo e espaço para os colaboradores, que podem organizar sua rotina de aprendizagem de acordo com a própria agenda. Além disso, vídeos curtos e interessantes tornam o processo de aprendizagem mais atrativo.
edutainment na educação corporativa

Tendências futuras do Edutainment

A grande aposta para o futuro próximo da comunicação digital móvel é o Metaverso. A educação, claro, não está fora desta tendência que vem sendo cada vez mais discutida. De forma breve, o Metaverso pode ser compreendido como a recriação e reorganização das dinâmicas sociais entre o mundo concreto e o mundo virtual.

Se você não está familiarizado com essa discussão não se preocupe, os conceitos ainda são bastante abstratos. Porém, um indicativo de que esse parece ser um caminho sem volta, são os grandes investimentos que empresas como Instagram, Whatsapp e Facebook têm feito nesta direção. Não à toa, a holding dessas empresas se chama “Meta”, em alusão ao Metaverso.

Portanto, para o setor educacional, pensar nessa presença e como oferecer formações nestes ambientes é uma tarefa que precisa ser projetada desde já. O Edutainment já ocupa um espaço importante nesta projeção, como um modelo factível para o futuro da educação nesses ambientes virtualizados.

Conheça alguns exemplos de Edutainment aplicado

Há duas frentes de conteúdos que podem ser considerados Edutainment, de tal modo que as metodologias são passivas ou ativas. Conheça alguns exemplos.

Conteúdos passivos de Edutainment

  • Livros ficcionais com temas formativos.
  • Músicas que ajudam os alunos a memorizar ou aprender conteúdos.
  • Podcasts e videocasts projetados para atender determinado segmento.
  • Filmes, documentários e séries educativas.

Conteúdos ativos de Edutainment

  • Jogos de videogame desenvolvidos para formar os jogadores.
  • Programa que simula exercícios reais de determinada tarefa ou trabalho.
  • Páginas interativas, com animações e imagens clicáveis.
  • Testes que apontam metas e recompensas aos usuários.

Conclusão

Quando se trata de pensar, afinal de contas, quais são as vantagens do Edutainment é importante considerar as constantes revoluções e transformações digitais nas quais estamos inseridos. Este modelo de Educação Corporativa se alia às tendências contemporâneas buscando engajamento e formação baseada em metodologias ativas de entretenimento.

Portanto, é importante explorar as possibilidades tecnológicas que dispomos, unindo eficácia e conteúdos formativos capazes de mobilizar a atenção dos colaboradores de forma criativa e interessante. Isso tudo oferecendo mais liberdade de organização do tempo por parte de seus colaboradores.

O Edutainment permite o desenvolvimento de competências de forma contínua e garante um constante interesse pelo aprendizado.

Soluções de aprendizagem para empresas

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o Edutainment, conte com a Wide Educação para aprimorar sua equipe, atingir os melhores resultados e alavancar seus negócios. 

Mais do que treinamentos, a Wide Educação oferece soluções de aprendizagem personalizadas que transformam as pessoas. 

Acesse o site e saiba como a Wide Educação pode ajudar sua empresa com a distribuição contínua e rápida de conhecimentos, de forma engajada e eficaz por meio do Edutainment.

ALCANCE GRANDES

resultados

para o seu negócio!
Conheça a Wide Educação.