estratégias de engajamento na aprendizagem adulta

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Estratégias de Engajamento na Aprendizagem Adulta: Inovando na Educação Corporativa

As estratégias de engajamento na aprendizagem adulta são completamente diferentes da educação de crianças, mas você conhece suas principais diferenças? 

Adultos têm mais repertório que os pequenos ou os adolescentes. Por isso, o processo de aprendizagem costuma ser focado em resultados, em um plano de ensino mais estruturado e na resolução de problemas específicos. Esse método se chama Andragogia e é essencial na educação corporativa.

Pensar estratégias de educação corporativa requer pensar modelos e metodologias ativas de ensino-aprendizagem que despertem interesse e motivação nas equipes. 

Ao longo deste artigo, explicaremos quais são as nuances da educação adulta e mostraremos como unir as necessidades da formação corporativa aos interesses de aprendizagem dos alunos, ou seja, o engajamento.

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Fundamentos da aprendizagem adulta

Diferentemente dos princípios da educação infantil – chamada pedagogia –, a andragogia (do grego: andros – adulto e gogos – educar) tem a ver com os processos de aprendizagem específicos para adultos.

Este modelo de ensino foi assim denominado a partir da década de 1970, e tem como pilares a automotivação e o autoconhecimento, com o objetivo de proporcionar um ensino que seja mais consciente.

Do ponto de vista da aprendizagem adulta, as motivações costumam ser intrínsecas e extrínsecas. A orientação intrínseca tem a ver com a tendência inata dos indivíduos a se interessarem por um tema por considerá-lo instigante e atraente. 

Já a dimensão extrínseca, tem a ver com a necessidade de atender solicitações ou demandas externas para o desenvolvimento de competências.

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A gamificação é a aplicação de estratégias de jogos em ambientes de aprendizagem com vistas a aumentar o engajamento dos usuários.

Estratégias de engajamento

Ainda que estejamos falando de estratégias de engajamento na aprendizagem adulta, isso não significa que o público é homogêneo. 

Há diferentes perfis de empresas e colaboradores e, por isso, é importante investir em métodos que funcionem dentro da sua realidade. Conheça algumas estratégias de engajamento.

Gamificação

Trata-se da aplicação de estratégias de jogos em ambientes de aprendizagem com vistas a aumentar o engajamento dos estudantes. Este método é baseado em game thinking, que abrange a integração da gamificação com outros saberes do meio corporativo e do design.

Um tipo de material educativo baseado em gamificação é, por exemplo, o quiz. Reunir uma série de questões em torno de um tema específico e postulá-las em perguntas interativas é uma maneira de aplicar esta estratégia.

Aprendizagem colaborativa

Refere-se a um modelo de aprendizagem no qual os alunos estudam juntos, em pequenos grupos, com um propósito comum. Neste método, os alunos são os responsáveis pelo aprendizado um dos outros.

Propor ações ou desafios cuja resolução dependa de uma construção coletiva, levando em conta a colaboração entre as partes, é, por definição um modo de exercitar esse tipo de aprendizagem. Dinâmicas de grupo costumam ser bons exemplos desse método.

Aprendizagem baseada em problemas

O propósito desta estratégia é capacitar o aluno a construir um aprendizado, conceitual e procedimental por meio da resolução de problemas propostos e situações que o preparam para sua atividade profissional.

O importante aqui, como exemplo de aplicação, é provocar os alunos a oferecerem soluções focadas em problemas específicos. Um tipo de aplicação consiste em dar ao aluno uma questão, um problema, uma ação a ser executada, em que ele precisará mesclar conhecimentos teóricos e práticos para oferecer uma reposta.

Aprendizagem blended

Trata-se de um sistema de educação híbrida, na qual a maior parte dos conteúdos são transmitidos de maneira on-line ou à distância, mas há etapas com situações presenciais.

Um exemplo deste modelo é quando os alunos têm as aulas de conteúdos mais de fundo ou teóricos em uma formação on-line, mas as etapas de avaliação – provas ou trabalhos – costumam se dar de forma presencial.

Avaliação formativa

Este tipo de abordagem pressupõe um método contínuo de avaliação do progresso dos alunos. Com ela, é possível identificar pontos que são mais desafiadores para ajustar as rotas de ensino-aprendizagem. 

Essa característica exige uma série de avaliações rápidas que fornecem feedback sobre o desempenho dos estudantes. Um dos melhores exemplos, neste sentido, são os testes e enquetes. São métodos simples de serem realizados e muito eficientes em termos de mapeamento das competências desenvolvidas por cada estudante.

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As plataformas LMS são ambientes de aprendizagem e treinamentos on-line que reduzem custos e otimizam o tempo, aumentando o engajamento dos colaboradores.

Tecnologias emergentes de engajamento

Dentre as possibilidades tecnológicas emergentes de aumento do engajamento em plataformas de educação corporativa, a Realidade Virtual (ou Realidade Imersiva) e a Realidade Aumentada merecem destaque.

Enquanto a Realidade Virtual – tecnologia que cria um ambiente virtual – os sentidos humanos são simulados, a realidade aumentada é uma versão aprimorada e interativa de um ambiente real. Ela é obtida por meio de elementos audiovisuais ou outros estímulos sensoriais digitais por meio de tecnologia holográfica.

Ambos casos produzem um tipo de experiência imersiva, favorecendo a usabilidade e o engajamento dos alunos, inclusive os adultos.

Plataformas LMS (Learning Management System – Sistema de Gestão de Aprendizagem), são ambientes de aprendizagem e treinamentos on-line que reduzem custos e otimizam o tempo. 

Isso porque quando associados às tecnologias como Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Big Data e Learning Machine costumam trazer resultados satisfatórios do ponto de vista da aprendizagem e do engajamento.

Teorias de aprendizagem relevantes

Ao se pensar a aprendizagem de adultos, há três importantes teorias. Uma delas é a já citada Andragogia, de Malcom Knowles. Ela enfatiza que este público é auto direcionado e costuma assumir responsabilidades por suas decisões.

Outra vertente importante é a Teoria da Autodeterminação. Seus pressupostos indicam que a motivação não é algo objetivo, mas, sim, condicionada e direcionada. Isso ocorre por fatores internos e externos, estimulados por meio de estratégias de engajamento.

Já a Teoria da Carga Cognitiva, de John Sweller, psicólogo australiano, considera que o ser humano pode manter poucas coisas na memória a cada momento. Isto impõe uma restrição no seu desempenho e na capacidade de aprendizado. Por esta razão é necessário programas de ensino que sejam focados e orientados para questões específicas.

Levar em conta estas características, relacionando-as sempre que possível, traz melhores resultados tanto para o engajamento dos públicos, quanto para a aquisição de conhecimento.

Impacto no ambiente corporativo

Ao pensar os impactos do engajamento da aprendizagem adulta na educação corporativa, leve em consideração que essas são ações que buscam aprimorar a interação entre colaboradores e plataformas de treinamento.

Isso é fundamental para que você consiga melhorar o desempenho do seu negócio, com pessoas mais qualificadas e motivadas. Este engajamento permitirá com que haja maior alinhamento e envolvimento entre colaborador e empresa, criando valores positivos e bem-estar na equipe.

Desafios e soluções

Entre os principais desafios à educação corporativa está a necessidade de construir relações sólidas e de engajamento com os estudantes. Como a rotina costuma ser extenuante, crie modos de sensibilizar o público-alvo sobre a importância dos conteúdos transmitidos. Também é necessário mostrar como isso auxilia no seu crescimento pessoal e profissional.

Evidentemente os desafios não param por aí. Não raras vezes, há dificuldade com relação ao tempo (mesmo com a flexibilidade de horários na oferta), disposição e motivação de empregados. Isso porque eles precisam, também, ocupar o papel de alunos.

Daí a importância de criar estratégias de engajamento na aprendizagem adulta. Aplique conteúdos criativos e metodologias ativas, que permitam aos colaboradores desenvolverem e ampliarem suas habilidades de maneira autônoma e motivada.

Conclusão

Considerando os princípios da Andragogia (princípios da educação de adultos), o engajamento na aprendizagem deste público requer teorias e estratégias específicas de aprendizado.

Cabe, portanto, um destaque especial para estratégias como Gamificação, Aprendizagem colaborativa, Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem blended (híbrida) e Avaliação formativa, tal como apresentamos ao longo deste artigo.

Quanto aos impactos do engajamento na aprendizagem adulta, eles serão tanto mais positivos quanto melhor forem as interações entre os colaboradores e a plataforma de ensino. Por isso a necessidade de metodologias ativas de aprendizagem, valorizando e potencializando sua equipe e, consequentemente, seu negócio.

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Finalmente, agora você conhece diversas estratégias de engajamento na aprendizagem adulta e suas teorias fundantes. Com isso, você pode ampliar todo o potencial de sua equipe com a Wide Educação e o que há de mais inovador na educação corporativa. 

Impulsione seus negócios, com treinamentos interativos e com metodologias ativas, e se torne líder no mercado!

Em resumo, mais que treinamentos, a Wide Educação oferece soluções de aprendizagem personalizadas que transformam as pessoas. 

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