sistema de gestão de aprendizagem (LMS)

COMPARTILHE

Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS): Como Escolher o Melhor

O Learning Management System (LMS), isto é, Sistema de Gestão de Aprendizagem, é um sistema que visa a criação de conteúdos, realiza inscrições e gerencia cursos e treinamentos on-line. 

Um ponto de virada digital, que fez com que a grande maioria das corporações adotassem e flexibilizassem seus treinamentos, acelerando a migração para os cursos virtuais, foi a pandemia de Covid-19. 

No pós-pandemia, os sistemas de gestão de aprendizagem têm se expandido e se tornado aliados dos processos formativos, tanto no âmbito da educação básica quanto na educação corporativa.

Nas empresas, contar com um bom sistema de aprendizagem qualifica o desempenho dos colaboradores, pois há uma melhora nas taxas de aprendizagem, uma vez que as aulas são mais objetivas e criadas com trilhas de aprendizagem específicas. 

Outra vantagem do Sistema de Gestão de Aprendizagem – LMS é a otimização dos investimentos em treinamentos. A modalidade on-line reduz as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação, além de facilitar o acesso aos conteúdos a qualquer momento ou lugar.  

Dito isto, cabe destacar que uma boa gestão de aprendizagem está diretamente relacionada à competitividade e à possibilidade do crescimento do negócio. 

No artigo de hoje, vamos explicar mais sobre essa importante e estratégica ferramenta de ensino, além de ajudar você a entender o modelo mais adequado às suas necessidades.  

Entendendo os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS)

Uma plataforma ou sistema de gestão de aprendizagem LMS é um ambiente de formação on-line. O aprendizado combina diferentes ferramentas estratégicas com conteúdos direcionados e trilhas de aprendizagem voltadas para cada tipo de necessidade. 

Os Sistemas de Gestão de Aprendizagem podem contar com sala de aula virtual, bibliotecas digitais, recursos multimídia, ferramentas automatizadas de avaliação etc.

sistema de gestão de aprendizagem (LMS)
Uma plataforma ou sistema LMS é um ambiente de formação on-line que dispõe de diferentes recursos para a capacitação corporativa.

Principais funcionalidades das LMS

Um dos grandes diferenciais dos sistemas de gestão de aprendizagem são os recursos disponíveis para desenvolver o conteúdo e oferecer facilidade no acesso, já que as aulas ficam disponíveis on-line, podendo ser acessadas a qualquer momento. 

Outra facilidade, é que o LMS possibilita o acompanhamento e o desempenho das equipes ao longo do curso. 

O Sistema de Gestão de Aprendizagem ainda agrega outras funções, que otimizam a educação corporativa: 

  • hospedagem de conteúdo;
  • elaboração e desenvolvimento de treinamentos;
  • diversidade de atividades de aprendizagem, que atendem aos mais diferentes públicos;
  • personalização da interface;
  • simplicidade na hora de atualizar o conteúdo;
  • sincronização com os dados do setor de recursos humanos;
  • gestão da participação dos colaboradores nos cursos;
  • criação de avisos e lembretes para avisar aos profissionais sobre cursos obrigatórios, avisos etc.;
  • feedback com resultados e avaliação do engajamento dos colaboradores.

Benefícios e desafios de um sistema de gestão de aprendizagem (LMS)

O sistema de ensino corporativo por meio dos Sistemas de Gestão de Aprendizagem – LMS apresenta algumas vantagens em relação à metodologia tradicional. Conheça as principais: 

  • Redução de custos: principalmente para as grandes corporações, que têm equipes distribuídas em diferentes localidades. Além de economizar tempo de trabalho, já que tudo fica automatizado, não há despesas com alimentação, transporte, hospedagem e locação de salas, por exemplo. 
  • Flexibilidade para aprender: com os treinamentos disponíveis nas plataformas, os colaboradores podem gerenciar o tempo que vão estudar, além de terem acesso ao conteúdo na hora que quiserem. Esse processo também facilita, por exemplo, que os integrantes de uma equipe de trabalho façam as aulas de modo assíncrono. 
  • Gestão eficaz: painel de controle com todos os aspectos que envolvem os processos de capacitação, como, administração, comunicação, ministrantes, conteúdo etc.; 
  • Personalização: as plataformas permitem que as empresas personalizem os ambientes de aprendizagem com sua identidade visual e conforme suas necessidades de melhoria. Com a trilha de aprendizado personalizada, os módulos, materiais complementares e sistemas de avaliação são desenvolvidos conforme as especificidades que cada setor precisa desenvolver. 
  • Aprendizagem contínua: uma cultura de aprendizagem contínua é fundamental para que os colaboradores estejam sempre acompanhando as novas tendências do mercado e desenvolvendo seus talentos. 
  • Acompanhamento dos resultados: o progresso dos usuários pode ser monitorado, identificando adesão, carências e pontos fracos e fortes. Isso possibilita um processo de melhoria contínua também na criação das metodologias de aprendizado, que podem ser aprimoradas ao longo do processo. 

Desafios comuns e como superá-los

Adotar o uso de Sistemas de Gestão de Aprendizagem no ambiente corporativo ainda pode levar a resistências e enfrentar desafios. Há duas adversidades principais, mas que podem ser superadas. São elas:

  1. Disciplina dos usuários: é o colaborador que vai gerenciar o treinamento e quando assistir às aulas. Se ele estiver desmotivado e não se interessar pelos conteúdos, talvez não conclua o curso. Busque trabalhar o envolvimento das equipes para que todos se interessem pelo aprendizado. 
  2. Não estar adaptado à tecnologia: esse pode ser um empecilho se os colaboradores não tiverem familiaridade com o uso da tecnologia. Por isso, é fundamental capacitar a equipe e criar um tutorial para o ensino, além de fornecer suporte e estímulo à aprendizagem.

Aspectos cruciais a considerar ao escolher um sistema de gestão de aprendizagem (LMS)

Na hora de escolher a melhor plataforma do Sistema de Gestão de Aprendizagem – LMS para sua empresa, alguns critérios de seleção precisam ser levados em conta.

Padrão SCORM

O primeiro diz respeito à norma SCORM (Sharable Content Object Reference Model), que são padrões técnicos para o aprendizado na web. O sistema LMS escolhido tem que atender as especificações previstas pela legislação.

Customização

A possibilidade de customizar a área com a identidade visual do seu negócio é outra facilidade importante, pois os conteúdos ficam associados à sua marca. 

É interessante que seu curso on-line tenha a identidade visual da sua marca, a fim de que o cliente passe por uma experiência completa e associe o conteúdo à sua empresa e aos seus conteúdos.

Verifique se a plataforma dispõe de todas as ferramentas necessárias para seus projetos. Você deve prestar atenção também na oferta de ferramentas para aprimorar seu curso.

Interatividade e autonomia dos usuários

Estes espaços podem oferecer fóruns de discussão, ferramentas de gestão e desempenho dos usuários, avaliação, comunidades de aprendizagem etc. Avalie os instrumentos que julgar necessário e se o serviço é oferecido antes de adquirir o recurso.

Segurança 

A segurança dos dados do usuário precisa ser preservada. Por isso, certifique-se de que o serviço contratado é seguro e siga as diretrizes estabelecidas pela LGPD. 

Multiplataforma e multitelas

A LMS também tem que ser capaz de suportar conteúdos multimídia, como vídeos, imagens, e-books, textos, infográficos etc. 

O sistema precisa ainda ser responsivo, isto é, adaptar-se às diferentes telas dos dispositivos eletrônicos. A tendência é que grande parte dos usuários utilize o celular para a capacitação e se o conteúdo não se adequar ao formato fica inviável. 

Acessibilidade

Acessibilidade facilitada também precisa ser considerada. O sistema deve ser simples e intuitivo, permitindo que qualquer pessoa consiga utilizar os recursos. Avalie se o menu é objetivo, se os recursos estão visíveis e se a linguagem alcança seu público. 

Os aspectos que elencamos aqui são básicos para que se forneça um bom serviço às empresas. E lembre-se de considerar que as plataformas de gestão devem ter suporte técnico facilitado. 

sistema de gestão de aprendizagem (LMS)
Um bom Sistema de Gestão da Aprendizagem – LMS precisa ser responsiva, isto é, adaptar-se às diferentes telas dos dispositivos eletrônicos, além de ser simples e intuitivo.

A Importância da avaliação e feedback nos Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS)

Um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) pode — e deve — dispor de ferramentas de avaliação, com o objetivo de avaliar o progresso dos usuários. 

O feedback é de suma importância para o sucesso dos processos de capacitação. Fornecer feedback aos alunos auxilia na identificação de fraquezas e na melhora do desempenho, possibilitando novas formas de desenvolver os colaboradores. 

Como vimos anteriormente, além de facilitar a gestão dos usuários, por meio das plataformas de LMS,  possível enviar feedbacks imediatos e aperfeiçoar o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional. é

Tendências Atuais em Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS)

A Gamificação e as comunidades de aprendizagem são tendências que chegaram para ficar no e-learning. 

A gamificação já é quase um recurso obrigatório quando falamos em ferramentas de ensino. Por meio da gamificação é possível acrescentar elementos de design de jogos em outros ambientes. 

Podendo ser usada para diferentes objetivos, a gamificação traça objetivos e metas alcançáveis, possibilitando, por exemplo, o engajamento digital dos alunos (equipes) na realização de tarefas que valem pontos, motivando-os a interagir com o conteúdo do curso.

Isso pode ser inserido na chamada “Comunidade de Aprendizagem”, cuja proposta é promover a transformação da educação por meio da interação e convivência entre os estudantes.

O uso da gamificação e das comunidades possibilita um maior engajamento e entrosamento entre os colegas de trabalho.

sistema de gestão de aprendizagem (LMS)
Propor desafios coletivos correlacionados à formação, por meio de estratégias metodológicas de gamificação, são uma boa alternativa no LMS.

Conclusão

O aprendizado on-line chegou para ficar nos ambientes corporativos. Se valer dos recursos de um Sistema de Gestão da Aprendizagem – LMS para gerar conhecimento para sua equipe é um diferencial que pode mudar a trajetória dos seus negócios.

Além de possibilitar que o usuário aprenda no horário mais adequado e tenha à disposição os cursos a qualquer momento, a adoção de uma Plataforma de Gestão de Aprendizagem traz outros benefícios para sua empresa. 

  • Engajamento da equipe; 
  • Trabalhadores motivados;
  • Cultura de gestão do conhecimento;
  • Aprimoramento do conhecimento e criação de times multidisciplinares;
  • Experiências personalizada para os colaboradores;
  • Redução de custos;
  • Flexibilidade.

Para escolher a plataforma LMS, primeiro identifique as necessidades da empresa. Considere objetivos de aprendizagem, requisitos de conteúdo e funcionalidades. 

Pesquise as opções do mercado e depois compare os pontos positivos e negativos, verificando a que mais se adapta à estratégia da organização. 

Lembre-se ainda de levar em conta os aspectos que mencionamos acima. 

Soluções de aprendizagem para empresas

Portanto, agora que você já sabe como os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) podem potencializar o desempenho dos seus colaboradores e aprimorar os treinamentos e capacitação, conte com a Wide Educação para impulsionar seus negócios. 

Em resumo, mais do que treinamentos, a Wide Educação oferece soluções de aprendizagem personalizadas que transformam as pessoas. 

Entre em contato para saber como a Wide Educação pode ajudar sua empresa com a distribuição contínua e rápida de conhecimentos, de forma engajada e eficaz.

ALCANCE GRANDES

resultados

para o seu negócio!
Conheça a Wide Educação.