e-commerce para venda de cursos

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Explorando o potencial dos e-commerces para venda de cursos: estratégias e percepções

As plataformas de e-commerce para venda de cursos on-line se tornaram uma ferramenta indispensável ao mercado educacional, seja para quem procura cursos, treinamentos ou capacitações. 

O e-learning obteve um crescimento exponencial no país, com um aumento de 474% no ensino à distância entre 2011 a 2021, segundo informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Se antes da pandemia de Covid-19 o modelo on-line era restrito, essa nova forma de aprender já se consolidou no país e segue com tendência de crescimento. Isso porque cada vez mais pessoas buscam alternativas de capacitação que facilitem sua inserção em suas rotinas.  

Com essa transformação no mercado de cursos on-line, no artigo de hoje vamos identificar as principais tendências e previsões para o futuro do setor e ajudar aos educadores, criadores de conteúdo e empreendedores a maximizar suas vendas on-line. 

Acompanhe a Wide Educação e conheça as mais modernas e eficientes soluções em aprendizagem.

O mercado de cursos on-line

Com a aceleração do aprendizado virtual, é cada vez mais crucial que as salas de aula viabilizem uma educação integrada, com possibilidade de autoaprendizagem e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Visando atingir esses objetivos, o mercado vai se adaptando e mudando as tendências do processo formativo. Assim, entre as correntes que seguem fortes mercado de educação on-line estão: 

  • ensino híbrido; 
  • educação socioemocional;
  • e-learning;
  • microlearning;
  • personalização do ensino/conteúdo. 

Estratégias de venda de cursos on-line

Para deixar atrativos os cursos oferecidos, é importante que as plataformas de e-commerce para venda de cursos tenham estratégias de vendas e de modalidades de treinamento e engajamento de usuários diferenciados. 

Os aspectos mais valorizados do mercado de ensino a distância são:  

  1. Certificação: a certificação dá credibilidade ao negócio e é uma importante estratégia que impulsiona a venda dos cursos virtuais. 
  2. Gamificação: utilizar a dinâmica de jogos e competições para aplicação prática dos conceitos aprendidos. Além de motivar, também serve para as empresas que realizam treinamentos on-line avaliarem o engajamento dos colaboradores. Estas táticas são usadas para estimular o estudo e gerar um melhor retorno de assimilação de conteúdo.
  3. Aulas de curta duração: inseridas dentro do microaprendizado ou microlearning, a oferta de microaulas é uma tendência impulsionada pela geração millennial, que perde a atenção com facilidade. Conteúdos objetivos, focados e aulas rápidas são outra forma de vender cursos nas plataformas e-commerce.  
  4. Cursos segmentados: promover cursos de nicho é outra vantagem frente à concorrência. Daí a importância de se especializar para atender demandas específicas, por exemplo, aulas de mandarim para importadores, formação em inglês para engenheiros, marketing para restaurantes etc.  
  5. Mobile-Learning: com o acesso aos cursos realizados cada vez mais por celulares, tablets e equipamentos mobile, é indispensável para o e-commerce dispor de um sistema responsivo, em que a tela seja amigável a todos esses dispositivos, e uma boa usabilidade (UX).
e-commerce para venda de cursos
Os cursos das plataformas de e-commerce precisam oferecer bons e variados recursos para desempenho do curso.

Como vender cursos on-line

Vender em um mercado como a internet é um desafio. Porém, os recursos do marketing digital, a criação de conteúdos de valor e a satisfação aos atuais alunos podem render lucros para seu negócio.

As vendas dos cursos das plataformas de e-commerce são essenciais para os educadores. Para que suas aulas sejam acessadas, é preciso priorizar algumas questões, que iremos discutir a seguir.

Transparência

Deixe claro os objetivos do curso, os assuntos a serem abordados e as condições para a conclusão. 

Conteúdos de boa qualidade

Bons conteúdos somados a boas aulas atraem leads e potenciais clientes, que também vão se valer das avaliações dos outros alunos.

Conteúdos livres para degustação

Entregar conteúdos gratuitos para que seu público conheça um pouco do seu trabalho, em troca de assinatura de newsletter ou engajamento nas redes, pode viabilizar a venda do curso.  

E-mail marketing

Personalizar ofertas pode aumentar a conversão dos leads. Assuma estratégias, como ofertar uma cartilha ou uma microaula gratuita, para reter e engajar os assinantes. 

Anúncios nas redes sociais

As redes sociais continuam uma excelente opção para quem quer alcançar novos consumidores, podendo ser por meio de tráfego orgânico ou pago.

Plataforma e-commerce para venda de cursos

Escolha a plataforma de e-commerce para venda de cursos que dispõe de bons recursos, com carregamento rápido da página, boa qualidade de transmissão de vídeos e que seja responsiva. Considere os aspectos técnicos que você vai precisar para oferecer seus cursos. 

e-commerce para venda de cursos
Estudar on-line se popularizou no pós-pandemia e cada vez mais as pessoas buscam soluções de aprendizagem que facilitem o dia a dia.

Experiência do usuário e personalização 

A influência da experiência do usuário (UX) é, sem dúvida, um fator determinante. É crucial que todas as interações e vivências que o aluno terá com o curso oferecido sejam cuidadosamente analisadas e planejadas.

Primeiramente, pesquise como os usuários interagem com as ferramentas digitais para saber quais são as melhores e quais precisam ser aprimoradas.

Além disso, se você também precisa persuadir futuros alunos quanto à qualidade do curso, é essencial recorrer à experiência de outros usuários para validar a qualidade do conteúdo e da oferta. Por esse motivo, gerar uma boa experiência aos alunos torna-se fundamental.

Nesse contexto, aproveite para recolher depoimentos, gravar vídeos com cases de sucesso e mostrar os resultados obtidos, a fim de potencializar as vendas do seu curso na plataforma de e-commerce.

Paralelamente, a personalização é outro meio eficaz que pode ser utilizado para engajar alunos. Assim, adeque o conteúdo do curso às necessidades e interesses dos alunos.

Por fim, disponha de opções de aprendizado variadas, permitindo que os alunos escolham aquelas que são mais relevantes para suas áreas de interesse ou de acordo com seus objetivos específicos.

Monetização de conteúdo

A monetização de conteúdo é também uma forma de gerar receita. É preciso investir naquele modelo que torne o seu negócio rentável. 

Preços versáteis

Utilize diferentes modelos de preços: pagamento único, assinaturas anuais, mensais ou premium e acesso vitalício. 

Valor agregado

Ofereça pacotes com mais de um curso, recursos extras, aulas ao vivo ou bônus, acesso a conteúdos extra ou comunidades exclusivas. 

Promoções

Adote estratégias de ofertar promoções ou descontos temporários com o objetivo de atrair novos alunos. Promoções “indique e ganhe” também são importantes para conquistar novos clientes e nutrir leads.

Collabs

Elaborar pacotes combinados com a colaboração de outras marcas ou especialistas amplia seu alcance e atrai novos públicos.

Análise de dados e métricas

Cada plataforma de e-commerce para curso on-line dispõe de distintas ferramentas para analisar os dados. Levantar essas métricas são fundamentais para saber o aproveitamento do curso, o comportamento dos alunos, pontos fortes e aspectos que precisam ser corrigidos. 

Ao analisar essas informações, é necessário levar em conta:  

  • taxa de adesão;
  • taxa de retenção;
  • horas de curso por pessoa;
  • avaliação de satisfação;
  • aprendizado.

Tecnologia educacional e inovações

A tecnologia tem uma função cada vez mais significativa na educação. Com isso, favorece a criação de oportunidades de aprendizagem inovadoras e acessíveis. Ela possibilita, de forma notável, a criação de ambientes educacionais mais interativos, dinâmicos e personalizados.

Além disso, a tecnologia educacional goza de uma gama de recursos que, indubitavelmente, facilitam o ensino dos educadores e tornam as aulas mais atrativas e eficientes.

Particularmente, uma das inovações mais dinâmicas para hospedar cursos on-line são os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (também chamados de plataforma LMS). Trata-se, especificamente, de um ambiente de formação on-line.

De maneira similar, o aprendizado combina diferentes ferramentas estratégicas com conteúdos direcionados e trilhas de aprendizagem, todas voltadas para cada tipo de necessidade.

Além disso, as Plataformas de Gestão de Aprendizagem podem contar com sala de aula virtual, bibliotecas digitais, recursos multimídia, ferramentas automatizadas de avaliação etc.

À medida que surgem, outras novas tecnologias são incorporadas aos cursos on-line. A mais importante delas, a inteligência artificial – IA, continua ocupando espaço significativo. As máquinas já conseguem, surpreendentemente, interagir em muitas etapas do processo educacional.

Por exemplo, a personalização dos conteúdos por meio dos dados levantados por algoritmo, a elaboração de avaliações e a análise de dados ocorrem de maneira rápida e confiável, demonstrando o avanço contínuo no campo da educação tecnológica.

Conclusão

A demanda crescente pelo ensino on-line está, sem dúvida, ampliando o mercado da educação a distância. Além disso, a venda de cursos virtuais por meio das plataformas e-commerce é uma forma eficiente de atingir um amplo público e, consequentemente, melhorar os rendimentos do seu negócio.

Por outro lado, adotar estratégias para qualificar os cursos oferecidos é fundamental. Igualmente importante é monetizar os conteúdos de forma adequada, explorar dados e métricas de forma inteligente, valer-se da inteligência artificial e, sobretudo, de sistemas de gestão de conteúdo – LMS e da gamificação, que são formas eficazes de impulsionar a venda de suas aulas na rede.

Portanto, vender cursos virtuais é uma ótima forma de se beneficiar dessa vertente do mercado de educação, oferecendo oportunidades únicas tanto para os educadores quanto para os alunos.

Wide Educação, soluções de aprendizagem para empresas

Agora que você já sabe as facilidades que uma plataforma de e-commerce para venda de cursos oferece, conheça a Wide Educação e o que há de mais inovador em formação on-line. 

Em resumo, mais do que treinamentos, a Wide Educação oferece soluções de aprendizagem personalizadas que transformam as pessoas. 

Entre em contato para saber como a Wide Educação pode ajudar a alavancar seus cursos. 

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